Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: O Vídeo Cassete
30/04/2021 20:18 em Tecnologia

A despeito das maravilhas tecnológicas do mundo de hoje, há um mérito que cabe ao Vídeo Cassete e que, por mais avançadas que sejam as novas tecnologias, não são e tampouco serão capazes de lhe tirar: a revolução comportamental ocasionada pela popularização do sistema VHS. A partir da década de 1980, na mesma proporção em que passou a ocupar estantes e raques do mundo inteiro, o Vídeo Cassete também colocou em xeque o reinado absoluto da televisão – e, a partir de então, a confortável imposição de conteúdos da TV começou a ruir.

Com a vitória do VHS sobre o sistema Betamax – mais caro e com capacidade de armazenamento assaz limitada – tornou-se possível escolher aquilo que se desejava gravar ou simplesmente assistir, tornando as pessoas mais independentes em relação à indiferença das emissoras de televisão e seus infindáveis intervalos comerciais, pulados com um simples apertar de botão nas gravações domésticas dos telespectadores. Tornou-se possível também assistir aos sucessos do cinema no aconchego do lar, bastando uma simples visita à locadora mais próxima – que disponibilizava promoções para que seus clientes levassem até quatro ou cinco filmes para suas casas (sem descuidar da necessidade de rebobinar as fitas para que não fossem cobradas multas – coisa meio sem sentido da época).

Os anos se passaram, o DVD chegou e, a partir de 2005, o Vídeo Cassete foi se transformando em peça de museu ou ferro velho, após cinco anos de convivência em comum com seu maior rival. Porém, a interferência que o VHS teve enquanto boa e relativamente barata forma de diversão para milhões de pessoas, é mérito que cabe apenas ao velho Vídeo Cassete – garantindo assim o seu legado na história do entretenimento.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação
Panvel Farmácias