Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Relembrando Grandes Nomes do Rádio: Paulo Martins
11/12/2020 22:33 em Musica

Criativo, inovador e dono de uma voz que se destacava entre os melhores comunicadores de sua época, Paulo Martins conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos em que esteve no ar, notadamente através dos microfones da Rádio Cidade do Rio de Janeiro e da Rádio Alvorada FM – onde apresentou o icônico programa “Alvorada Brasileira”. No final da década de 1970, Paulo Martins foi encorajado por um amigo da Rádio Jornal do Brasil a fazer um teste para a então nascente Rádio Cidade FM. Uma vez aprovado, abandou sua função de repórter na Rede Globo para labutar ao lado de feras do dial como Fernando Mansur, Eládio Sandoval, Romilson Luiz, Jaguar, Paulo Roberto, Ivan Romero e Sérgio Luiz.  "Seis horas, bom dia. Bem-vindo a Z-Y-D-4-6-2 Rádio Cidade FM estéreo em 102,9MHz, Rio de Janeiro", convidava Paulo Martins na locução que assinalava o início das transmissões da Cidade à época.

Foi também na Cidade que Paulo Martins desenvolveu personagens como o Marcianito (com a voz distorcida por um sintetizador, simulando um alienígena) durante a Copa do Mundo de 1982 e o galo Cidadinho, que ajudava a despertar a galera cacarejando ao microfone às seis da manhã. Além das rádios Cidade e Alvorada, Paulo Martins trabalhou em outras emissoras como Manchete, Super Rádio Tupi, RPC, Panorama e Rádio Tamoio. Foi visionário nas emissões pela Internet ao criar a Rádio Magia no final da década de 1990 – quando ainda nem se falava em plataformas de streaming.

Paulo Martins faleceu no dia 12 de agosto de 2003, aos 48 anos de idade, vitimado pelo câncer – mas o legado por ele deixado constitui até hoje uma referência para profissionais de rádio, jornalistas e estudantes de comunicação. 

Para relembrar Paulo Martins, curtir áudios e imagens da Rádio Cidade, visite:

 

http://www.locutor.info/RadioCidade.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação
Panvel Farmácias