Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: A Rede Tupi de Televisão
17/10/2020 16:33 em Tecnologia

Foi em setembro de 1950 que Assis Chateaubriand decidiu agitar um pouco as coisas no país, fundando a primeira rede de TV do Brasil e da América do Sul: a TV Tupi. Pertencente ao grupo Diários Associados, a TV Tupi foi um grande laboratório para artistas, técnicos, diretores e outros profissionais, que migraram do rádio para a tele-emissora. Foi pioneira em muitos dos segmentos televisivos atualmente convencionais, como teledramaturgia, telejornalismo e programas humorísticos, que marcaram o estilo audacioso dos primeiros anos da Tupi. Programas como Alô Doçura, O Céu é o Limite, Clube dos Artistas (que permaneceu no ar de 1952 a 1980), e Repórter Esso – além de atrações voltadas ao público infantil, como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Capitão Aza – tornaram-se líderes de audiência e permaneceram no imaginário popular mesmo após deixarem de ser produzidos.

Todavia, apesar de todo o seu pioneirismo, a TV Tupi não sobreviveria nem à forte concorrência que passou a sofrer a partir da década de 1970, nem às trapalhadas financeiras dos Diários Associados. Crises na alta cúpula da emissora, atrasos frequentes na folha de pagamento, greves de funcionários, perda de publicidade e até um incêndio em 1978 (que levou à perda de novos equipamentos adquiridos na época) foram, aos poucos, consumindo a TV Tupi. Em 1980, das sete emissoras consideradas peremptas pelo governo federal, a última a deixar de transmitir foi a Tupi do Rio de Janeiro, apesar de toda a mobilização de funcionários e artistas, além de apelos ao então presidente da República, João Baptista Figueiredo.

Em julho de 1980, engenheiros e policiais federais lacraram os equipamentos da Rede Tupi de Televisão e a emissora saiu definitivamente do ar. Porém, tal fato não a relegou ao esquecimento: a TV Tupi terá sempre lugar de destaque na História recente da comunicação no Brasil e sua importância jamais poderá ser minorada. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação