Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memórias do Dial: O Projeto Minerva
27/09/2020 16:54 em Tecnologia

Programa educacional elaborado pelo Governo Federal, cuja finalidade era educar pessoas adultas em diferentes lugares do país através do rádio, o Projeto Minerva era transmitido por todas as emissoras AM do país logo após o noticiário radiofônico A Voz do Brasil. Criado pelo então Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura (SER), o Projeto Minerva teve suas emissões iniciadas na manhã do dia 04 de outubro de 1970.

Nos anos seguintes, o Projeto – cujo nome era uma alusão à Minerva, deusa romana da sabedoria – buscou contribuir para a renovação e o desenvolvimento da Educação, além de complementar o trabalho desenvolvido pelo sistema regular de ensino, promovendo a educação continuada e a elaboração de textos didáticos de apoio a programas instrutivos. O custo mais baixo das transmissões radiofônicas, a popularidade do rádio junto à população e a grande cobertura do dial AM no início da década de 1970 foram fatores determinantes para a escolha do Meio por parte do Governo Federal.

A despeito das muitas críticas e da insatisfação por parte de muitas emissoras em relação à obrigatoriedade da transmissão, indubitavelmente os materiais didáticos que compunham o Projeto Minerva eram produzidos por profissionais especializados e de alto gabarito. Sua distribuição era gratuita e continha explicações e atividades para serem desenvolvidas no radioposto com o auxílio de um monitor. O Projeto Minerva foi suspenso em dezembro de 1990 e encerrado oficialmente a 28 de fevereiro de 1991. Apesar do baixo índice de aprovação – em média, 77% dos inscritos não conseguiam obter o almejado diploma – e do ônus operacional de sua estrutura de funcionamento, o Projeto formou mais de 600 mil alunos ao longo das duas décadas em que esteve em atividade.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação