Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Ponto Positivo +: "Totens"
06/09/2020 18:01 em Novidades

Quanto mais conhecemos as pessoas, mais descobrimos quão pouco sabemos sobre elas. Eventualmente nos surpreendem, nos decepcionam, nos fazem felizes – um verdadeiro emaranhado de reações insuspeitas que, subitamente, nos tomam de arroubo. Entrementes, estamos – ou não – preparados para lidar com as pessoas, esperando sempre que elas também estejam prontas para lidar conosco.

O egoísmo inerente à personalidade humana – e comum a todos, por mais altruístas que se mostrem –, nos faz perceber o mundo do ponto de vista dos nossos interesses, na mesquinhez de nossas necessidades e de acordo com as limitações impostas por nossas existências. Com nosso semelhante, dá-se o mesmo – porém muitas vezes nos falta capacidade para compreendê-lo. É quando egos diferentes se descobrem em conflito, desconstruindo aquilo que nos faz mais humanos e fazendo emergir instintos primitivos outrora adormecidos.

Como totens, podemos possuir rostos diferentes que se adaptam a cada nova situação. Eles correspondem à materialização de nossas reações às condições impostas pelo meio ao nosso redor. O caminho para plenitude nas relações humanas consiste em compreender que nosso semelhante também se comporta como um totem e que, se sua face será amistosa ou não, dependerá da maneira como esculpimos nossos rostos para ele.

O fato de sermos totens não significa que estejamos imóveis – pelo contrário, devemos estar sempre dispostos a aceitar mudanças e a mudarmos com elas. A busca por uma vida mais feliz pode começar pela porta aberta de um simples sorriso, deixando claro para outros totens que nosso coração está em casa.

 

“Ponto Positivo” é uma coluna motivacional escrita por Sérgio Cortêz para a página oficial da Rádio Vintage.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação