Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Álbum Do Mês: “Getz/Gilberto”
23/08/2020 20:32 em Musica

Lançado em 1964, “Getz/Gilberto” é um dos mais respeitados álbuns de Jazz já produzidos. Reunindo o saxofonista norte-americano Stan Getz e o violonista João Gilberto, o disco acabou por popularizar a Bossa Nova em todo o mundo e sagrou-se vencedor do Grammy de Melhor Disco do Ano em 1965. “Getz/Gilberto” contou ainda com a participação especial de Tom Jobim ao piano e de Astrud Gilberto nos vocais de algumas faixas. O álbum foi lançado num período comercial crítico do Jazz, que buscava se reinventar, ao mesmo tempo em que a Bossa Nova declinava no Brasil – embora fosse ainda um estilo a ser descoberto no exterior.

A união da música sofisticada com o apelo popular tornou o álbum unanimidade entre a crítica especializada e o público, transformando-o num sucesso de vendas: “Getz/Gilberto” superou a marca de dois milhões de cópias em 1964 e sua qualidade fez com que fosse incluído em listas de publicações como as revistas Rolling Stone e Vibe. A pegada sambística da Bossa, o minimalismo de João Gilberto e Tom Jobim, a voz suave e precisa de Astrud Gilberto e os improvisos jazzísticos de Stan Getz tornaram o álbum um dos mais cultuados por apreciadores de Jazz ao longo de cinco décadas.

Entre suas oito faixas destaque para “The Girl From Ipanema” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes – Versão: Norman Gimbel), “Doralice” (Dorival Caymmi/Antônio Almeida), “Desafinado” (Tom Jobim/Milton Mendonça), “Corcovado” (Tom Jobim – Versão: Gene Lees), “Só Danço Samba” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e “O Grande o Amor” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes). “Getz/Gilberto” é um disco único, não somente pelo conjunto da obra, mas principalmente pelo encontro histórico entre os gênios da música que o conceberam. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação