Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: O VW Fusca
07/06/2020 18:02 em Tecnologia

É difícil falar pouco sobre o VW Fusca. Sua história que começa na Alemanha do período entre guerras, quando Adolf Hitler idealizou o seu conceito de Carro do Povo: um veículo barato, de manutenção simples e capaz de levar dois adultos na frente e três crianças atrás (uma típica família alemã da época). O carro deveria ainda ser refrigerado a ar, permitindo aos condutores alemães uma direção mais despreocupada ao longo das autobahns inauguradas durante o III Reich. Para essa tarefa, o führer escolheu Ferdinand Porsche que, após superar as dificuldades técnicas e os próprios limites da engenharia automotiva da época, desenvolveu um automóvel que atendia às especificações pensadas por Hitler. Para fabricá-lo, foi fundada a Volkswagen – que logo precisou interromper a produção para integrar-se ao chamado “esforço de guerra”.

Em razão deste fato, somente após 1945 a fabricação do VW Fusca engrenou. Logo o simpático carrinho tornou-se o principal sustentáculo financeiro da montadora, viabilizando a expansão de seus negócios em todo o mundo e os investimentos na criação e desenvolvimento de vários outros modelos. Durante anos, o VW Fusca teve vendagem arrebatadora, que só começou a arrefecer a partir de meados da década de 1970, levando a Volkswagen a encerrar sua produção em todo o mundo ao longo da década de 1980 – exceto no México, onde continuou sendo fabricado até 2003.

Produzido de 1938 a 2003, o VW Fusca é o carro mais vendido do mundo. No Brasil, esteve em linha de 1959 a 1986 em diferentes versões, com uma sobrevida entre 1993 e 1996 (o chamado Fusca Itamar). Indubitavelmente, um dos carros mais simples e também mais importantes da história.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação