Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Relembrando Grandes Nomes do Rádio: César de Alencar
10/05/2020 00:15 em Musica

Hermelino César de Alencar Mattos – ou, simplesmente, César de Alencar – nasceu em Fortaleza no dia 06 de junho de 1917. Cantor, compositor e apresentador de rádio e televisão, César de Alencar ganhou fama como homem do rádio a partir de 1945, período no qual obteve grande sucesso na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Lançou ao estrelato artistas como Emilinha Borba e Marlene, através do programa que levava o seu nome transmitido direto do auditório da emissora (cuja capacidade era de 600 pessoas e que geralmente ficava lotado). Empático e dono de um estilo marcante, César de Alencar foi campeão de audiência no rádio por mais de 15 anos, popularizando no Brasil fórmulas que faziam sucesso no exterior, caso da parada de sucessos (Parada dos Maiorais) e dos programas de calouros (Cantinho dos Novos).

César de Alencar chegou ao Rio de Janeiro em 1939 e, no mesmo ano, foi contratado pela Rádio Clube do Brasil. Em 1942, criou o primeiro concurso de músicas de Carnaval, ao lado de Herivelto Martins, Benedito Lacerda e Francisco Alves – um enorme sucesso. Anos depois, já na Rádio Nacional, passou a trabalhar em locução comercial e narrações, além de participar de algumas radionovelas. Todavia, consagrou-se de fato à frente do “Programa César de Alencar”, um dos maiores sucessos da história da Rádio Nacional. Na televisão, labutou em emissoras como a TV Rio e a Rede Record, atuando ainda no cinema em diferentes produções da época.

Acusado de colaborar com o Regime Militar, César de Alencar se afastou da Rádio Nacional – retornando à emissora somente em 1976, quando foi escolhido assistente da superintendência da Radiobrás. Nos últimos anos de vida, apresentava seu programa nas manhãs de sábado da emissora. César de Alencar morreu na noite de domingo, 14 de janeiro de 1990, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de insuficiência respiratória aguda provocada por um enfisema pulmonar, aos 72 anos de idade. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação