Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Relembrando Grandes Nomes do Rádio: Luiz de França
11/04/2020 20:50 em Novidades

Luiz Gonzaga França Carneiro – ou, como ficou conhecido no universo do rádio, Luiz De França – nasceu na cidade mineira de Barbacena a 03 de fevereiro de 1946 e faleceu no Rio de Janeiro em 28 de julho de 2017. Iniciou sua carreira no início da década de 1960 na emissão de bailes carnavalescos e no comando dos microfones das rádios Correio da Serra e Barbacena, ambas em Minas Gerais. Em 1963, participou do concurso do programa “A Grande Chance”, apresentado por Flávio Cavalcanti e exibido pela TV Tupi no Rio de Janeiro. Sagrando-se vencedor, recebeu como prêmio a oportunidade de labutar como locutor da TV e da Rádio Tupi, chegando a substituir Heron Domingues no comando do icônico “Repórter Esso”.

Além de tornar-se proprietário da Rádio Difusora de Petrópolis nos anos 1970, Luiz de França trabalhou por 28 anos no Sistema Globo de Rádio, começando como noticiarista e locutor substituto de colegas que entravam em férias até ganhar seu primeiro programa, o “Show da Noite”. Após uma célere passagem pela Rádio Globo São Paulo, retornou à Rua do Russel em 1986, ocasião na qual voltou a exercer a função de locutor substituto. Em Janeiro de 1987, após a morte de Waldir Vieira, Luiz de França passou a apresentar as tardes da Rádio Globo, permanecendo como líder de audiência no horário por mais de uma década.

Entre 1999 e 2015, Luiz de França passou pelos microfones da Super Rádio Tupi e da Rádio Manchete – nesta última, comandava seu programa diretamente de sua cidade natal, através de uma linha digital. Luiz de França faleceu em sua casa na Tijuca, aos 71 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação