Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Quadrinhos Vintage: “Luluzinha”
05/04/2020 13:09 em Novidades

Criada pela cartunista norte-americana Marjorie Henderson Buell em 1935, “Luluzinha” (Little Lulu) teve suas histórias inicialmente desenhadas por sua criadora e publicadas no jornal The Saturday Evening Post. Mas em 1945, sua revista em quadrinhos chegava às bancas pelo selo da Dell Comics, com roteiros e desenhos de John Stanley. A princípio, a editora procurou manter os mesmos traços de Marjorie Hendenson Buell, mas aos poucos adotou um visual mais simples na publicação, além de mudanças sutis no temperamento da protagonista. Nas décadas seguintes “Luluzinha” passou por poucas mudanças, até 1984 – último ano da publicação nos Estados Unidos. 
No Brasil, a revista trazendo Luluzinha, Bolinha e toda a turma foi publicada pela editora O Cruzeiro entre 1955 e 1972. O sucesso junto ao público brasileiro foi tanto que Roberto Carlos e Erasmo Carlos chegaram a compor a música "A Festa do Bolinha", quase uma historinha com algumas das personagens. A partir de 1973, “Luluzinha” passou a fazer parte do catálogo da Editora Abril que lançou outros títulos no embalo do sucesso das personagens, como “Almanaque da Luluzinha”, “As Viagens de Lulu e Bolinha” e “Lulu e Bolinha Especial”. No final dos anos 1980, a Editora Rio Gráfica publicou um álbum de figurinhas com as personagens da turma e, em 1989, a Abril lançou uma nova versão da revista – que permaneceu nas bancas até 1994, quando foi substituída pela publicação “As Melhores Histórias de Luluzinha e sua Turma”, por sua vez encerrada em 1996.
No início dos anos 2000, a Editora Devir relançou em livros as histórias em quadrinhos de Luluzinha e sua turma, originalmente produzidas em preto e branco. Em 2009, foi a vez da Ediouro (que comprara os direitos da publicação) anunciar o lançamento da série “Luluzinha Teen e Sua Turma”, uma versão adolescente da personagem que permaneceu no prelo até 2015. A mesma Ediouro, através do selo Pixel, lançou em 2013 uma nova revista mensal da Luluzinha, desta vez no tradicional “formatinho”, contendo todas as histórias originais publicadas entre 1945 e 1984, com direito a um almanaque com passatempos e apresentação das personagens na primeira edição.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação