Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Quadrinhos Vintage: "Tex"
25/02/2020 21:55 em Novidades

O herói dos quadrinhos Tex Willer foi criado em 1948 pela dupla de cartunistas italianos Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, tornando-se um dos personagens de western mais longevos do segmento, sendo publicado em diferentes países. Inicialmente, Tex chegava aos leitores nas tradicionais tirinhas de três quadrinhos, além de uma revista com 32 páginas – cujas histórias demandavam uma continuação no número seguinte, quando eram publicados os desfechos. 
Com o balão “Por todos os diabos, será que ainda estão nas minhas costas?”, publicado no dia 30 de setembro de 1948, começava a saga de um dos mais famosos cowboys dos quadrinhos. No começo, Tex era um fora da lei solitário, que vencia as distâncias montando seu cavalo Dinamite. Mas logo o personagem foi elevado à categoria de um ranger do Texas, um representante da lei e da ordem em qualquer lugar, valente e de punhos fortes. Era também chefe dos navajos, figurando como agente indígena junto ao governo dos Estados Unidos. Para condimentar ainda mais as histórias, ação e aventura se misturavam à cultura dos índios, à realidade dos pioneiros e também a episódios marcantes da história norte-americana – fruto da atenção dispensada pelos editores às minúcias. Assim, garantia-se mais veracidade a textos e desenhos, de modo a proporcionar uma boa ambientação às histórias. O bom humor é outro ingrediente presente em muitas das aventuras de Tex, marcadamente através do pessimismo exacerbado de Kit Carson, parceiro do herói.
Tex foi publicado no Brasil nos anos 1970 pela Editora Vecchi, passando posteriormente pela RGE e sua sucessora, a Editora Globo. Atualmente o personagem chega a seus leitores pelo selo da Editora Mythos, que publica as revistas “Tex – Segunda Edição”, “Tex Coleção”, “Tex – Edição Histórica”, “Tex – Edição Ouro”, “Tex Gigante”, “Almanaque Tex”, “Superalmanaque Tex”, “Tex – Edição Especial de Férias”, “Tex Graphic Novel” e “Tex Willer – As Aventuras de Tex Quando Jovem”, que conta histórias da juventude de seu protagonista, fazendo uso de uma narrativa leve e ágil para atrair novos leitores.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação