Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Quadrinhos Vintage: “Brotoeja”
09/06/2019 16:25 em Novidades

Criada pelo fundador da Harvey Comics, o cartunista norte-americano Alfred Harvey, a simpática Brotoeja (Little Dot) foi publicada nos Estados Unidos de 1949 a 1982 – porém, com revista própria, somente após 1953 – e teve seu auge de popularidade entre 1965 e 1970. Entre 1982 e 1986, após o seu cancelamento, a publicação permaneceu estagnada, retornando às bancas esporadicamente de 1987 a 1994. 
As histórias de “Brotoeja” satelitelizavam-se nas confusões e aventuras vividas pela menina, que alimentava uma incomum obsessão por bolinhas e círculos. Muitas de suas histórias envolviam seus incontáveis tios e tias, cada um deles com suas próprias manias, criando assim situações que beiravam o humor pastelão. Foi explorando as diversas peculiaridades humanas que os quadrinhos publicados pela Harvey Comics – como “Riquinho”, “Tininha”, “Bolota”, “Gasparzinho” e, claro, a própria “Brotoeja” – caíram no gosto de diferentes gerações de leitores, muito em função de uma inevitável identificação destes em relação ao contexto das histórias. 
No Brasil, “Brotoeja” chegou às bancas pela Rio Gráfica e Editora por mais de uma década, inicialmente em tamanho grande (padrão norte-americano), passado para o tradicional “formatinho brasileiro” a partir de meados da década de 1970. Somente em 2018 a personagem ganhou uma versão animada, estreando nas telinhas via Netflix.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!