Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: As Câmeras Kodak Instamatic
27/06/2022 13:49 em Tecnologia

Você provavelmente não daria nada por elas hoje, mas estaria radiante durante dias se ganhasse uma de presente nas décadas de 1970 e 1980. Isso porque as câmeras Kodak Instamatic tiveram um papel importante na vida de muita gente durante os anos em que foram produzidas.

Por ser uma máquina voltada ao cidadão comum (com poucos recursos, mas de uso simples), a Instamatic podia ser levada a qualquer lugar e usada no registro de batizados, casamentos, passeios na praia ou encontros com a pessoa amada. Em geral, colocava-se um flash descartável e limitado a quatro fotos – o que levava o usuário a ter de escolher em quais poses não abriria mão deste recurso. Mas havia a opção de adquirir o flash definitivo, bastando acoplar o equipamento na parte superior da máquina e assim tirar tantas fotos quanto agüentassem as pilhas.

Criada pelo inventor Dean M. Peterson, a Instamatic foi fabricada nos EUA de 1963 a 1988 (no Brasil sua produção se estendeu até 1990). Utilizava rolo de filme 126 e alguns de seus modelos vinham com um anel na lente que permitia regular o flash nos dias nublados ou ensolarados.

Hoje a Instamatic tornou-se um relicário. Não obstante, seu legado está eternizado nos momentos registrados por infindáveis fotografias – e também nas lembranças daqueles que tiveram a oportunidade de posar diante de suas lentes e chegar aos dias de hoje com incríveis histórias para contar!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!