Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Álbum do Mês: “Construção”, Chico Buarque (1971)
19/06/2022 16:07 em Musica

Um disco ousado, à frente de seu tempo, considerado por alguns como um divisor de águas na carreira de um dos maiores nomes da música popular brasileira. Lançado em 1971 pelo selo Phillips, o álbum “Construção”, de Chico Buarque de Hollanda, reúne todos esses predicados e alguns mais.

Por si só, a música que dá nome ao disco é um dos maiores clássicos da história da MPB, cuja letra – alicerçada de diferentes formas por um estratégico jogo de proparoxítonas – fomenta debates até os dias de hoje, dos ambientes acadêmicos às mesas de bar. Porém, Chico nos brinda com outras pérolas que se distribuem perfeitamente ao longo do álbum, como “Cotidiano”, “Olha Maria” (em parceria com Tom Jobim), “Samba de Orly” (com Tom e Vinicius de Moraes), “Minha História” (composta caprichosamente para encaixar-se à suave melodia de Garoto), “Deus Lhe Pague” e “Cordão” – esta última talvez a mais ousada entre as canções, considerando o momento político da época.

Fora dos catálogos das gravadoras há algum tempo, a versão em CD de “Construção” torna-se cada vez mais rara – e o LP original, mais ainda. Todavia, é o tipo de disco que merece ser garimpado por quem pretende possuir em sua discoteca pessoal um trabalho indubitavelmente primoroso. Um álbum digno de receber os melhores predicados – e alguns mais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação