Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: O Lambe-Lambe
28/07/2021 00:11 em Tecnologia

Vai longe o tempo em que era comum usar as praças para encontrar uma paixonite, andar de bicicleta, jogar damas ou baralho, tomar sorvete e até mesmo tirar algumas fotos! Fosse aquele 3X4 para um documento ou para uma recordação, bastava procurar o Lambe-lambe (ou retratista, dependendo da região do Brasil) e posar diante de uma enorme máquina fotográfica – em geral apoiada sobre um tripé prestes a desmontar a qualquer momento!

Alguns “retratistas” ofereciam cenários de fundo se os clientes assim lho quisessem, ou ainda o conjunto camisa-paletó-gravata nas fotos com fundo branco para documentos oficiais. Fosse para o que fosse, lá estava o Lambe-lambe com seu equipamento, acomodado sob uma sombra de árvore e pronto para tirar a próxima fotografia. Mas aí vieram as lojas com suas máquinas que tiravam fotos coloridas de maior qualidade e durabilidade – e não parou por aí: em tempos atuais, o velho 3X4 tornou-se digital e instantâneo, com a vantagem de podermos refazer tranquilamente a pose quando a primeira imagem não se mostra a contento.

E quanto ao Lambe-lambe? Bem, o Lambe-lambe se foi, junto com os passeios de bicicleta, o sorvete ou o jogo de damas, deixando assim as praças mais vazias – muitas delas com pouca coisa que valha a pena retratar.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação
Panvel Farmácias