Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: A Revista MAD
11/07/2021 12:47 em Novidades

Muitos vêem as décadas de 1970 e 1980 como um grande legado de maquiagens carregadas, penteados no estilo “mullet”, planos econômicos furados e seriados de TV. Mas, apesar das esquisitices e problemas socioeconômicos, existiam também nessa época danceterias icônicas, boates da pesada, boas bandas de rock nacional e, claro, a Revista MAD.

Criada em 1952 pelos norte-americanos Harvey Kurtzman e Willian Gaines e publicada em diversos países, a Mad sempre primou pelo humor escrachado e sem freios que desfilava nas paródias de filmes e enlatados “made in USA”, nos quadrinhos Spy X Spy, nas seções de cartas, respostas cretinas para perguntas imbecis e expressões ao pé da letra, além da capa final que, quando dobrada, formava engenhosamente uma ilustração. No Brasil chegou a apresentar paródias de novelas e programas de TV tupiniquins, sem perder um de seus traços marcantes: a preocupação em não deixar espaços em branco, o que levava os ilustrados a preencher os fundos dos desenhos com piadas visuais, gags e outras referências.

No Brasil, MAD começou a ser publicada em 1974 pela extinta Editora Vecchi, já com o cartunista Otacílio D’Assunção (o Ota) à frente de seu editorial. Com a falência da Vecchi nos anos 80, a revista passou pelas editoras Record, Mythos e Panini – que a manteve nas bancas até seu cancelamento, em 2017. Nos Estados Unidos, MAD chegou a ser proibida e investigada pelo FBI sob a acusação de contribuir para a delinqüência juvenil – tanto melhor para o esquisitíssimo Alfred E. Newman, o garoto-propaganda da revista, que agradeceu a promoção gratuita obtida a partir de então!

 

Ouvintes e visitantes: o antigo editor da Mad, o cartunista Ota, vem enfrentando dificuldades para se sustentar e ainda manter vivo o seu trabalho. A Rádio Vintage une-se à campanha em benefício de Ota e pede aos que puderem, antigos fãs e leitores de MAD no Brasil - e aos ouvintes em geral - que colaborem com essa campanha. Para saber mais, é só copiar e colar link abaixo em seu navegador. Desde já, a Rádio Vintage agradece seu interesse e eventual colaboração.

-> https://apoia.se/otacomix 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Vintage Educação
Panvel Farmácias