Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Quadrinhos Vintage: “Mortadelo e Salaminho”
13/02/2019 18:10 em Novidades

Criada pelo cartunista espanhol Francisco Ibáñez e publicada pela primeira vez em 1958 na revista Pulgarcito, a escatológica dupla “Mortadelo e Salaminho” vive as mais inusitadas aventuras durante as caricatas missões da agência TIA (Técnicos de Investigações Avançadas). 
Comandada pelo Super (o superintendente da TIA) e auxiliada pelo professor Bactério (criador dos inventos mais inesperados) e por Ofélia, a secretária da agência, a dupla desconhece qualquer sentido de espaço-tempo, além de mostrar-se indestrutível quando realiza suas missões. Cada um apresenta suas próprias “qualidades”: enquanto Salaminho é azarado e “pé-frio”, Mortadelo tem um insólito talento para se disfarçar, podendo passar de uma borboleta para um tanque de guerra de um quadrinho para o outro. 
Surreal, crítico e bem-humorado, “Mortadelo e Salaminho” é uma sátira às agências internacionais de inteligência, tão em voga entre as décadas de 1960 e 1980 (e celebrizadas por filmes de ação na linha James Bond). Publicada em formato “álbum” desde 1996, as HQ’s da dupla são ainda muito populares em diferentes países da Europa, a ponto de ganhar uma adaptação para o cinema em 2003. No Brasil, “Mortadelo e Salaminho” chegou às bancas e livrarias pela editora Cedibra entre 1974 e 1980 e, concomitantemente, pela Rio Gráfica e Editora (RGE).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!