Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: A Televisão Colorado RQ
19/11/2018 00:09 em Tecnologia

Ter uma televisão em casa há tempos deixou de ser um luxo reservado aos mais abastados: a variedade de modelos, a redução média dos preços e a facilidade de financiamento foram fatores que, ao longo dos anos, estimularam a aquisição de um aparelho televisor. Isso sem mencionar as inúmeras opções de programação, consideravelmente ampliadas a partir do surgimento dos canais por assinatura e das plataformas de streaming. 
Mas nem sempre foi assim: durante as décadas de 1960 e 1970, as emissoras de TV do país lutavam para superar as limitações tecnológicas de então, bem como as dificuldades para manter no ar uma boa grade de programação. Foi neste contexto de pioneirismo e experimentação que surgiu a Colorado Rádio e Televisão S.A. oferecendo, por valores mais acessíveis, a Colorado RQ. 
Com seu slogan “Prestígio e categoria com reserva de qualidade”, a empresa fez uso do futebol como principal ferramenta de divulgação da marca, contando com Pelé como garoto propaganda durante muito tempo. Aproveitou os ganchos das Copas do Mundo de 1970 e 1974, disponibilizando aparelhos em praças públicas de pequenas cidades do interior durante a transmissão de jogos. Dois modelos em preto e branco se tornaram muito conhecidos à época: a Colorado Iguaçu e a Colorado Ipanema, mas a empresa chegou a produzir aparelhos à cores – uma grande novidade no país em meados da década de 1970.
Todavia, não foi tanto pela simplicidade que a Colorado RQ desapareceu do mercado a partir de 1980: a concorrência se tornou mais acirrada com o incremento de marcas estrangeiras a preços igualmente acessíveis e qualidade superior. Para os mais saudosistas, é possível adquirir um exemplar em bom estado nos sites de vendas da vida. E por que não? Afinal, muitas Copas do Mundo virão por aí!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!