Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Memória Rádio Vintage: A Rádio Mundial AM 860 kHz
14/09/2018 15:24 em Musica

Atualmente, não faltam opções de emissoras de rádio para os apreciadores da música, dos debates e da informação, com programas de diferentes estilos para todos os gostos – alguns populares, outros nem tanto. Todavia, num passado não muito distante, as alternativas eram bem mais escassas e a disponibilidade de tecnologias, mais limitada. É neste contexto que a Rádio Mundial AM 860 kHz surgiu, embalando as histórias de legiões de ouvintes. 
Durante o seu auge na década de 1970, sob a direção do DJ Newton Duarte, o Big Boy, a Mundial consagrou-se por uma programação Pop marcada pela versatilidade. Programas como Ritmos de Boate, Show dos Bairros, Toca Toca Mundial, Música do Dia, Good Night Mundial, Som dos Bailes, Cavern Club (que era transmitido às sextas-feiras exclusivamente com canções dos Beatles), eram apresentados por verdadeiras feras da locução, como Samuel França, Eloy DeCarlo e, claro, o próprio Big Boy.
Em 1977, com a morte prematura de Big Boy e a ascensão das emissoras FM – notadamente a antiga Rádio Cidade – a Mundial entrou em irreversível decadência. Ao longo da década de 1980, a emissora buscou a manutenção dos níveis de audiência, fazendo uso das vinhetas originais e mantendo alguns programas consagrados. Apesar das mudanças e de ainda contar com um número respeitável de ouvintes, a Rádio Mundial foi tirada do ar pelo Sistema Globo em janeiro de 1993, dando lugar à CBN, especializada em notícias. 
No último dia 3 de setembro, sua antiga frequência em 860 KHz foi definitivamente silenciada, quando a CBN e a Rádio Globo (que substituiu no dial a antiga Rádio Mayrinki Veiga) passaram a operar apenas em FM, encerrando todas as operações do Sistema em AM. Mas o fabuloso legado deixado pela Mundial terá sempre um papel relevante na história do rádio brasileiro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Ouça-nos Em RadiosNet!