Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Entrevista com Rodney Cardoso: A Voz Da Jovem Guarda
18/06/2018 14:37 em Novidades

Rádio Vintage: Quando começou seu interesse pelo mundo do rádio?

Rodney Cardoso: Eu tinha mais ou menos uns nove anos de idade e, entre as brincadeiras de infância, gostava de escutar os programas de rádio, radio-novelas, emissoras como a Mundial, a Tamoio, Rádio Tupi, e aí eu imitava os locutores e me encantava com eles. Depois, quando tinha por volta de uns doze anos, a voz começou a mudar e a ganhar um tom mais grave, até ficar parecida com a minha voz atualmente. Nessa época me pediam para ler na escola, na missa, em família e com isso fui ganhando a prática tão necessária a um locutor.

 

Rádio Vintage: Paulo Martins, saudoso locutor da Rádio Cidade nos anos 1970 e 1980, desenvolveu um pioneiro projeto de rádio web do qual você fez parte. Poderia falar sobre essa experiência?

Rodney Cardoso: Aconteceu há muitos anos, quando vi o anúncio “Curso de Locução e Gerenciamento de Rádio”,que era ministrado pelo Paulo Martins. Fui até seu escritório no Méier, fui recebido por ele e a partir daí estabelecemos uma amizade. Na época ele estava na Rádio Alvorada e já alimentava a ideia de criar uma rádio na Internet. Assim nasceu a Rádio Magia, da qual fiz parte do primeiro time de locutores apresentando, toda a quarta-feira das nove até a meia noite, o programa Magia Back In Time, com músicas de discoteque. Vale lembrar também que, através do Paulo Martins, tive a oportunidade de conhecer feras do rádio como Fernando Mansur, Bettina Chateaubriand, Márcio Marques, enfim: essa galera toda. Paulo Martins já dizia na época da Rádio Magia que o futuro do rádio estava na Internet - isso em 1998/1999. Mas aí, com a morte de Paulo, o projeto foi encerrado.

 

Rádio Vintage: Na Rádio Vintage você optou por um programa com músicas da Jovem Guarda. Por que este estilo?

Rodney Cardoso: Anos depois dessa experiência na Rádio Magia, fiz o curso de Locução Profissional na Escola de Rádio do Rio de Janeiro onde encontrei pessoas maravilhosas e, juntos, criamos o programa “Bandejão", agora reprisado pela Rádio Vintage. Foi uma época muito especial na minha vida da qual tenho muita saudade. Depois que recebi este convite maravilhoso para fazer parte do scratch da Rádio Vintage, tirei da gaveta o programa “Jovens Tardes de Domingo”, um projeto que acalentava há anos só com músicas da Jovem Guarda. A Jovem Guarda foi um movimento muito forte que lançou moda, fez a cabeça da juventude na década de 1960 e elevou ao estrelato grandes talentos da nossa música.

Rádio Vintage: Quais são suas expectativas em relação ao seu novo projeto na Rádio Vintage?

 

Rodney Cardoso: Eu espero que o programa “Jovens Tardes de Domingo” possa contribuir muito com a Rádio Vintage. Parafraseando Roberto Carlos, “vai ser uma brasa, mora?”.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!